sexta-feira, 6 de abril de 2018

Semana da Alimentação Saudável - 3º Ano

Na última semana do mês de março, os alunos do Terceiro Ano B com a Professora Thatyanne Krause, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Índio Piragibe, desenvolveram atividades envolvendo a Semana Municipal da Alimentação Saudável (Lei nº11.971, de 30/07/2010).

As ações começaram com a sequência didática, envolvendo a importância do consumo das frutas, com o objetivo de conscientizar os alunos para a importância do consumo de frutas para a prevenção de doenças e melhoria da saúde e uma melhor qualidade de vida.

1° MOMENTO - Roda de conversa
Iniciamos a nossa sequência didática com uma roda de conversa dialogando sobre uma alimentação saudável e que não podemos pensar em alimentação saudável, variada e colorida, sem o consumo de frutas. Dialogamos sobre a composição das frutas e que nelas estão presentes as  vitaminas, os sais minerais, fibras, carboidratos, água (explicamos a importância de cada componente desses para organismo), sendo as frutas essenciais para o bom funcionamento do organismo. Explicamos que elas são ótimos alimentos, importantes para o sistema imune, garantindo um bom funcionamento do intestino, ajudando a controlar os níveis de gordura no sangue.

2° MOMENTO - Pesquisa sobre o consumo de frutas no cotidiano das crianças
Perguntamos sobre o consumo de frutas pelos alunos. Introduzimos o tema sobre o consumo perguntando: "Qual foi a última fruta que você comeu?" Percebemos que alguns alunos não lembravam, devido ao pouco hábito de consumir frutas ou até por não condição social dos pais dos mesmo. Sabemos que a recomendação diária para crianças é de 3 a 4 porções de frutas. 
Dialogamos sobre as variações de consumo: elas podem ser consumidas in natura, na forma de sucos e outras preparações, porem destacamos como o principal consumo, o cru (forma mais adequada para manter as fibras), também ressaltamos a importância da higienização.
Por serem alimentos normalmente doces e saborosos, costumam ter boa aceitação entre as crianças. No entanto, é muito importante estimular que as elas experimentem as frutas porque muitas apontaram não ter o hábito de  as consumir.

3° MOMENTO - Pesquisa  sobre benefícios das frutas favoritas escolhidas pela turma
Iniciamos as atividades fazendo uma listagem com as crianças das frutas favoritas de cada um. Construímos uma tabela das frutas escolhidas, foi proposto aos alunos uma visita a sala de informática, onde foi realizada uma pesquisa coletiva e visualizada através e multimeios, sobre a importância das frutas escolhidas. O intuito da atividade foi despertar e aprofundar nas crianças a vontade de se alimentar saudavelmente uma vez que apresentamos a infinidade de benefícios que uma alimentação rica em alimentos naturais podem trazer a saúde. Cada aluno escolheu, após a pesquisa o benefício mais interessante que sua fruta favorita trazia para a saúde. 

4° MOMENTO - Construção de painel (alimentos saudáveis e não saudáveis)
Após pesquisa realizada, distribuímos entre os alunos imagem de alimentos saudáveis e não saudáveis. Cada aluno classificou seu alimento e construímos um painel sobre (alimentos saudáveis e não saudáveis). 

5° MOMENTO - Cada aluno produziu trabalho em cartolina sobre o benefício da sua(s) fruta(s) favorita(s) 
Podendo ser a quantidade a critério de cada aluno. Cada aluno trouxe um cartaz com sua pesquisa e a apresentação foi realizada coletivamente para todos da turma. 

6° MOMENTO - Recapitulando o que aprendemos
Finalizamos as atividades revisando sobre a importância das frutas e questionando quem iria comer mais frutas diariamente. Todos se comprometeram a comer mais frutas porque queriam, segundo eles, ficar mais fortes e saudáveis. Sendo assim encerramos nossa aula com objetivo atingido que foi o de conscientizar as crianças para o consumo de frutas em suas dietas.


Fotos: Thatyanne Krause (28mar.2018)

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