Pensando em desenvolver a capacidade crítica, compreender os mecanismos pelos quais se apresenta a literatura, o formato artístico e as modalidades dessa arte que usa como instrumento a palavra, passa a ser o princípio fundamental para quem estuda, trabalha e vive da língua e dos milhares de discursos que advêm dela.
Com isso, e sob estas observações, todos participantes da escola, propõe para o ano de 2018, um trabalho envolvendo a literatura infanto-juvenil presente na Escola, manifestando sua interação de disseminação e aprofundamento da Língua Portuguesa, da Literatura e das demais áreas de conhecimento presentes no quotidiano escolar.
Através da pesquisação, das leituras, exposições e das práticas pedagógicas, o aluno poderá aguçar a percepção do mundo a sua volta; compreender os contextos sociais e históricos que permeiam os escritos literários através dos tempos, tendo por base a literatura infanto-juvenil o sob ótica de importantes autores clássicos e contemporâneos. tendo contato com uma grande diversidade textual e será capaz de manter uma maior, senão inovadora, relação de intimidade, conhecimento e autoridade sobre a literatura e sua própria língua materna.
Sendo assim, não só os alunos das turmas envolvidas terão a oportunidade de conhecer as obras infarto-juvenis e desenvolver o prazer pela literatura, mas sim toda a Comunidade Escolar.
Com duas ações envolvendo esse Projeto, os Professores, Alunos e demais envolvidos, realizarão semanalmente a Parada da Leitura e a Contação de História, que segue resumidamente o percurso pensado para ação.
(A) Parada da Leitura
O projeto “Parada da Leitura”, constitui-se em ações semanais, nas manhãs de terças-feiras, a
partir da acolhida em sala de aula as turmas farão leituras, previamente
selecionadas. O professor iniciará esse período lendo e depois fará a
interpretação com os alunos, e uma breve reflexão com a turma sobre a temática
abordada. Os materiais selecionados pela Equipe Técnica e Professores para a “Parada da Leitura” estarão intimamente ligados ao Tema Gerador da Escola, “Respeitar
é Preciso”.
· Sugestão de textos: Fábulas, contos,
jornais impressos, notícias da internet.
· Obras de Artes Visuais (paraibanas).
(B) Contação de História
Com o desejo de estimular a formação de leitores e a
interação entre as turmas dos anos iniciais, para que, desta maneira os alunos
sejam protagonistas do processo de ensinar e aprender, buscando a inspiração
nos mesmos, pelos demais alunos ouvintes da contação.
Durante a semana, serão trabalhados nas salas de aulas a
leitura de textos didáticos ou lúdicos e/ou obras artísticas paraibanas
selecionados pelos professores, bem como pelos alunos. Nessa ação, além das
leituras, também será desencadeada a interpretação e compreensão textual,
conforme seu ano escolar para melhor encaminhamentos e riqueza dos trabalhos.
Assim, os alunos, terão um dia específico da semana, conforme cronograma
abaixo, para visitarem outras turmas, para a contação da história trabalhada na
semana pelo professor regente. Como segmento dessa atividade, será também
realizada pelos alunos, nas salas de aulas, produções textuais e artísticas,
relacionadas de acordo com o gênero trabalhado.
Mensalmente, as produções serão expostas, em um espaço
adequado, para a visitação de todos os alunos presentes. No final do turno de
aula, os alunos visitarão a exposição e escolherão voluntariamente uma produção
para levar para casa, para enriquecer sua biblioteca pessoal.
Fotos: Fabrícia de Medeiros (abr.2018)
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