sábado, 21 de abril de 2018

Projeto de Leitura e Escrita na Escola Índio Piragibe 2018

Nesse ano de 2018, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Índio Piragibe, juntamente com toda a Equipe Gestora, Técnica e Docente, estão desenvolvendo o Projeto de Leitura e Escrita.

Pensando em desenvolver a capacidade crítica, compreender os mecanismos pelos quais se apresenta a literatura, o formato artístico e as modalidades dessa arte que usa como instrumento a palavra, passa a ser o princípio fundamental para quem estuda, trabalha e vive da língua e dos milhares de discursos que advêm dela.

Com isso, e sob estas observações, todos participantes da escola, propõe para o ano de 2018, um trabalho envolvendo a literatura infanto-juvenil presente na Escola, manifestando sua interação de disseminação e aprofundamento da Língua Portuguesa, da Literatura e das demais áreas de conhecimento presentes no quotidiano escolar.

Através da pesquisação, das leituras, exposições e das práticas pedagógicas, o aluno poderá aguçar a percepção do mundo a sua volta; compreender os contextos sociais e históricos que permeiam os escritos literários através dos tempos, tendo por base a literatura infanto-juvenil o sob ótica de importantes autores clássicos e contemporâneos. tendo contato com uma grande diversidade textual e será capaz de manter uma maior, senão inovadora, relação de intimidade, conhecimento e autoridade sobre a literatura e sua própria língua materna.

Sendo assim, não só os alunos das turmas envolvidas terão a oportunidade de conhecer as obras infarto-juvenis e desenvolver o prazer pela literatura, mas sim toda a Comunidade Escolar.

Com duas ações envolvendo esse Projeto, os Professores, Alunos e demais envolvidos, realizarão semanalmente a Parada da Leitura e a Contação de História, que segue resumidamente o percurso pensado para ação.

(A) Parada da Leitura
          O projeto “Parada da Leitura”, constitui-se em ações semanais, nas manhãs de terças-feiras, a partir da acolhida em sala de aula as turmas farão leituras, previamente selecionadas. O professor iniciará esse período lendo e depois fará a interpretação com os alunos, e uma breve reflexão com a turma sobre a temática abordada. Os materiais selecionados pela Equipe Técnica e Professores para a Parada da Leituraestarão intimamente ligados ao Tema Gerador da Escola, “Respeitar é Preciso”.  
·       Sugestão de textos: Fábulas, contos, jornais impressos, notícias da internet.
·       Obras de Artes Visuais (paraibanas).

(B) Contação de História
          Com o desejo de estimular a formação de leitores e a interação entre as turmas dos anos iniciais, para que, desta maneira os alunos sejam protagonistas do processo de ensinar e aprender, buscando a inspiração nos mesmos, pelos demais alunos ouvintes da contação.
          Durante a semana, serão trabalhados nas salas de aulas a leitura de textos didáticos ou lúdicos e/ou obras artísticas paraibanas selecionados pelos professores, bem como pelos alunos. Nessa ação, além das leituras, também será desencadeada a interpretação e compreensão textual, conforme seu ano escolar para melhor encaminhamentos e riqueza dos trabalhos. Assim, os alunos, terão um dia específico da semana, conforme cronograma abaixo, para visitarem outras turmas, para a contação da história trabalhada na semana pelo professor regente. Como segmento dessa atividade, será também realizada pelos alunos, nas salas de aulas, produções textuais e artísticas, relacionadas de acordo com o gênero trabalhado.

          Mensalmente, as produções serão expostas, em um espaço adequado, para a visitação de todos os alunos presentes. No final do turno de aula, os alunos visitarão a exposição e escolherão voluntariamente uma produção para levar para casa, para enriquecer sua biblioteca pessoal.


 Fotos: Fabrícia de Medeiros (abr.2018)

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