Publicações

(A) PERIÓDICOS

A UTILIZAÇÃO DE JOGOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
PARA CITAR ESTE ARTIGO:
ALVES, L. de S.; PEREIRA, Cledir Rocha; ANJOS, D. R. dos; PASSOS, M. de F. G.; COUTINHO, D. J. G. A utilização de jogos pedagógicos no processo de alfabetização. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, São Paulo, v. 7, n. 10, out. 2021. p. 595–611. ISSN 2675 – 3375. Disponível: <https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/2513>. Doi: doi.org/10.51891/rease.v7i10.2513.

PEREIRA, Cledir Rocha; COSTA, Angélica Ferreira; SILVA, Fabiana Gomes da; SILVA, Jannabsa Jussara Rodrigues e; DANTAS, Julienne Soares; SANTOS, Josiane da Silva; FREITAS, Rinaldo Vitorino; MEDEIROS, Maria Fabricia de. O blog e as possibilidades dentro da prática pedagógica do professor. Revista Brazilian Jornal of Development, v. 6, n. 12, dez. 2020. p. 99414–99429. ISSN 2525-8761. Disponível em: <https://brazilianjournals.com/ojs/index.php/BRJD/article/view/21829>. Doi: https://doi.org/10.34117/bjdv6n12-437.

TECNOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI
PARA CITAR ESTE ARTIGO:
SILVA, Fabiana Gomes da; FREITAS, Rinaldo Vitorino; PEREIRA, Cledir Rocha; DANTAS, Julienne Soares; ALVES, Márcia Geam Oliveira. Tecnologia para a educação do século XXI. Revista Inclusiones, v. 7, n. esp., out./dez. 2020. p. 259-275. 
ISSN 0719-4706. Disponível em: <http://revistainclusiones.org/gallery/21%20VOL%207%20NUM%20OCTDIC%20ESPECIAL2020%20REVISINCLUSIII.pdf>.

PARA CITAR ESTE ARTIGO:
PEREIRA, Cledir Rocha; SILVA, Fabiana Gomes da; SILVA, JOSEANE Tertulino da; DANTAS, Julienne Soares; ALVES, Márcia Gean Oliveira; MEDEIROS, Maria Fabricia de. Arte Naif: conhecimento, beleza e vivência com ênfase na arte de Adriano Dias. Revista Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, ano 5, ed. 8, n. 8, ago. 2020. p. 05-24. ISSN 2448-0959. Disponível em: <https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/arte-naif>.
SANTOS, Monica Cristina Reis; SILVA, Elizabete Barbosa da; SOUZA, Maria Aparecida Barbosa de; PEREIRA, Cledir Rocha. Educação inclusiva e políticas públicas brasileiras: aspectos históricos e conceituais. Revista Inclusiones, v. 7, n. esp., jun./set. 2020. p. 42-62. ISSN 0719-4706. Disponível em: <https://revistainclusiones.org/gallery/5%20VOL%207%20NUM%20ESPECIALJULIOSEPTIEMBREEE2020REVINCLUSIOO.pdf>.

- PROUCA: UM COMPUTADOR POR ALUNO, OLHARES SOBRE O LAPTOP NA SALA DE AULA DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO RIO GRANDE DO SUL
PARA CITAR ESTE ARTIGO:
PEREIRA, Cledir Rocha; MEDEIROS, Maria Fabrícia de. Prouca: um computador por aluno, olhares sobre o laptop na sala de aula de um escola pública no Rio Grande do Sul. Revista Educacional Interdisciplinar - Redin, v. 8, n. 1, dez. 2019: Seminário Internacional de Educação, Tecnologia e Sociedade, 24. p. 1-13. ISSN 2594-4576. Disponível em: <https://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/1430>.

- O USO DAS REDES SOCIAIS NO PROCESSO EDUCACIONAL: O QUE PENSAM OS PROFESSORES
PARA CITAR ESTE ARTIGO:
MEDEIROS, Maria Fabrícia de; PEREIRA, Cledir Rocha. O uso das redes sociais no processo educacional: o que pensam os professores. Revista Educacional Interdisciplinar - Redin, v. 8, n. 1, dez. 2019: Seminário Internacional de Educação, Tecnologia e Sociedade, 24. p. 1-12. 
ISSN 2594-4576. Disponível em: <https://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/1490>.

- AS INFLUÊNCIAS CULTURAIS E A IDENTIDADE DO POVO BRASILEIRO SEGUNDO A ÓTICA DE DARCY RIBEIRO E MÁRIO DE ANDRADE
PARA CITAR ESTE ARTIGO:
SILVA, Fabiana Gomes; PEREIRA, Cledir Rocha; LUCENA, Sobral Correia de; FREITAS, Rinaldo Vitorino. As influências culturais e a identidade do povo brasileiro segundo a ótica de Darcy Ribeiro e Mário de Andrade. Revista Inclusiones, v. 6, n. esp., out./dez. 2019. p. 220-232. 
ISSN 0719-4706. Disponível em: <https://revistainclusiones.org/gallery/15%20vol%206%20num%204%20giraldo2019octubdiciemb19incl.pdf>.
PEREIRA, Cledir Rocha; BRASILEIRO, Aldilene Campos; SILVA, Fabiana Gomes da; LIMA, Mirian Ferreira de; MEDEIROS, Maria Fabrícia de. Utilizando o espaço dos blogs no quotidiano escolar. Revista Inclusiones, v. 6, n. 4, out./dez. 2019. p. 207-219. ISSN 0719-4706. Disponível em: <https://revistainclusiones.org/gallery/10%20vol%206%20num%204%202019octubdiciemb19incl.pdf>.

GENERAL TIBÚRCIO: PERPETUAÇÃO DA MEMÓRIA EM VIÇOSA DO CEARÁ
PARA CITAR ESTE ARTIGO:
SIQUEIRA, Diego dos Santos; PEREIRA, Cledir Rocha Pereira. General Tibúrcio: perpetuação da memória em Viçosa do Ceará. Revista Ciências de la Documentación, v. 5, n. 2, jul./dez. 2019. p. 42-51. 
ISSN 0719-5753. Disponível em: <https://www.cienciasdeladocumentacion.cl/gallery/3%20v5n1%202019%20csdocum.pdf>. 


(B) ANAIS.

- CORAL VOX VIRTUOSA: PROMOVENDO O RESGATE DA ARTE MUSICAL 
PARA CITAR ESTE RESUMO:
PEREIRA, Cledir Rocha; COREIA, Samuel Cavalcanti; RAMOS, Luan Vasconcelos. Coral Vox Virtuosa: promovendo o resgate da arte musical. In: SEMANA ACADÊMICA ON-LINE DE EDUCAÇÃO - SEO.EDU, 2., 2024. Anais eletrônicos... . [s.l.]: Educaonline, 2024. 
ISBN 978-65-5465-078-6. Disponível em: <https://cdn.congresse.me/49hybvks2y8o5ncekvhtcqf0q8e7>

PARA CITAR ESTE RESUMO:
PEREIRA, Cledir Rocha; RAMOS, Luan Vasconcelos. Experiências vivenciadas pelo Educador Social Voluntário em uma escola na Rede Pública de João Pessoa. In: Congresso Brasileiro On-line de Ensino, Pesquisa e Extensão - ENSIPEX, 2., 2024. Anais Eletrônicos... . [s.l.]: ENSIPEX, 2024. ISBN: 9786588884447. Disponível em: <https://ime.events/ensipex2024/anais>.  

- AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO (TDICE) NO PROCESSO DE ENSINAR E APRENDER
PARA CITAR ESTE RESUMO:
PEREIRA, Cledir Rocha; RAMOS, Luan Vasconcelos. As tecnologias digitais da informação, comunicação e expressão (TDICE) no processo de ensinar e aprender. In: CONGRESSO BRASILEIRO ON-LINE DE PESQUISA E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO - CINPED, 2., 2023, Fortaleza. Anais eletrônicos... v. 4, n. 4. Fortaleza: Instituto Multiprofissional de Ensino - IME, 2023. 
ISSN 2675-813X. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/1RUbqT0ek4Xw1IozJrCj7vCoWmaxWQNIp/view>. Doi: 10.51189/cinped2023/25642>

- AÇÕES DO PROFESSOR DE ENSINO NÃO PRESENCIAL EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE JOÃO PESSOA
PARA CITAR ESTE RESUMO:
SILVA; Jannabsa Jussara Rodrigues e , SILVA; Francisca Jocineide da Costa e , PEREIRA; Cledir Rocha , DANTAS; Julienne Soares , JÚNIOR; José Correia de Amorim. Ações do professor no ensino não presencial em uma escola da rede pública de João Pessoa. In: CONGRESSO DE EDUCAÇÃO - PRÁTICAS DIGITAIS - EDUDIGICON, 1., 2021, [S.l.]. Anais eletrônicos... [S.l.]: Educa Online, 2021. 
ISBN 978-65-89908-1. Disponível em: <https://eventos.congresse.me/edudigicon/resumos/15004.pdf?version=original>.

- AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A ALFABETIZAÇÃO: UMA PARCERIA INTENCIONAL NO ENSINO NÃO PRESENCIAL
PARA CITAR ESTE RESUMO:
SCHMITZ; Maria Alice da Silveira , SANTOS; Josiane da Silva dos , PEREIRA; Cledir Rocha , DANTAS; Julienne Soares , JUNIOR; José Correia de Amorim. As aulas de educação física e a alfabetização: uma parceria intencional no ensino não presencial. In: CONGRESSO DE EDUCAÇÃO - PRÁTICAS DIGITAIS - EDUDIGICON, 1., 2021, [S.l.]. Anais eletrônicos... [S.l.]: Educa Online, 2021. 
ISBN 978-65-89908-1. Disponível em: <https://eventos.congresse.me/edudigicon/resumos/15002.pdf?version=original>. 

PARA CITAR ESTE RESUMO:
PEREIRA; Cledir Rocha , SANTOS; Josiane da Silva dos , DANTAS; Julienne Soares , SILVA; Fabiana Gomes da , SILVA; Jannabsa Jussara Rodrigues e. As implicações do abuso sexual infantil no desenvolvimento cognitivo e aprendizagem escolar da criança. In: CONGRESSO ONLINE NACIONAL DE PEDAGOGIA - PED.CON, 1., 2021, [S.l.]. Anais eletrônicos... [S.l.]: Educa Online, 2021. 
ISBN 978-65-86861-78-5. Disponível em: <https://eventos.congresse.me/pedcon/resumos/8982.pdf?version=original>.

PARA CITAR ESTE RESUMO:
DANTAS; Julienne Soares , BARROS; Kelly Cristiane Queiroz , PEREIRA; Cledir Rocha , SILVA; Jannabsa Jussara Rodrigues e; MEDEIROS, Maria Fabrícia de. A responsabilidade e os cuidados em escola pública com os aspectos socioemocionais durante a pandemia. In: CONGRESSO ONLINE NACIONAL DE PEDAGOGIA - PED.CON, 1., 2021, [S.l.]. Anais eletrônicos... [S.l.]: Educa Online, 2021. 
ISBN 978-65-86861-78-5. Disponível em: <https://eventos.congresse.me/pedcon/resumos/8922.pdf?version=original>.

PARA CITAR ESTE RESUMO:
SILVA; Fabiana Gomes da , FREITAS; Rinaldo Vitorino , PEREIRA; Cledir Rocha , DANTAS; Julienne Soares , SILVA; Jannabsa Jussara Rodrigues e. O contexto da linguística de corpus e a escrita acadêmica: um panorama histórico. In: CONGRESSO ONLINE NACIONAL DE PEDAGOGIA - PED.CON, 1., 2021, [S.l.]. Anais eletrônicos... [S.l.]: Educa Online, 2021. 
ISBN 978-65-86861-78-5. Disponível em: <https://eventos.congresse.me/pedcon/resumos/8979.pdf?version=original>.
PARA CITAR ESTE RESUMO:
JÚNIOR; José Correia de Amorim , PEREIRA; Cledir Rocha , DANTAS; Julienne Soares , SILVA; Jannabsa Jussara Rodrigues e , SILVA; Fabiana Gomes da. Movimento negro brasileiro: da resistência social a emergência educacional. In: CONGRESSO ONLINE NACIONAL DE PEDAGOGIA - PED.CON, 1., 2021, [S.l.]. Anais eletrônicos... [S.l.]: Educa Online, 2021. ISBN 978-65-86861-78-5. Disponível em: <https://eventos.congresse.me/pedcon/resumos/8983.pdf?version=original>.

PARA CITAR ESTE RESUMO:
SANTOS; Josiane da Silva dos , PEREIRA; Cledir Rocha , DANTAS; Julienne Soares , MEDEIROS; Maria Aparecida Ferreira de , MEDEIROS; Maria Fabrícia de. Escola pública e atividade não presencial: criando estratégias para dirimir o despreparo e desconexão. In: CONGRESSO ONLINE DAS TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - CONTEAD, 1., 2020, [S.l.]. Anais eletrônicos... [S.l.]: [s.n.], 2020. 
ISBN 987-65-86861-32-7. Disponível em: <https://eventos.congresse.me/contead/resumos/5602.pdf?version=original>.

PARA CITAR ESTE RESUMO:
PEREIRA; Cledir Rocha , DANTAS; Julienne Soares , BARROS; Kelly Cristiane Queiroz , SANTOS; Josiane da Silva dos , MEDEIROS; Maria Fabrícia de. Ensino Remoto emergencial: conhecendo a realidade de uma escola municipal de João Pessoa. In: CONGRESSO ONLINE DAS TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - CONTEAD, 1., 2020, [S.l.]. Anais eletrônicos... [S.l.]: [s.n.], 2020. 
ISBN 987-65-86861-32-7. Disponível em: <https://eventos.congresse.me/contead/resumos/5527.pdf?version=original>.

PARA CITAR ESTE RESUMO:
COSTA; Angélica Ferreira da , SILVA; Jannabsa Jussara Rodrigues e , PEREIRA; Cledir Rocha , MEDEIROS; Maria Aparecida Ferreira de , MEDEIROS; Maria Fabrícia de. Uso do Google Meet como ferramenta de aproximação: atividades docentes em tempos de isolamento social. In: CONGRESSO ONLINE DAS TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - CONTEAD, 1., 2020, [S.l.]. Anais eletrônicos... [S.l.]: [s.n.], 2020. 
ISBN 987-65-86861-32-7. Disponível em: <https://eventos.congresse.me/contead/resumos/5648.pdf?version=original>.

PARA CITAR ESTE RESUMO:
MEDEIROS; Maria Aparecida Ferreira de , PEREIRA; Cledir Rocha , COSTA; Angélica Ferreira da , SILVA; Jannabsa Jussara Rodrigues e , MEDEIROS; Maria Fabrícia de. Um novo momento educacional: como medidas emergenciais influenciaram no dia a dia de uma turma de segundo ano em uma escola municipal de João Pessoa. In: CONGRESSO ONLINE DAS TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - CONTEAD, 1., 2020, [S.l.]. Anais eletrônicos... [S.l.]: [s.n.], 2020. 
ISBN 987-65-86861-32-7. Disponível em: <https://eventos.congresse.me/contead/resumos/5769.pdf?version=original>.

PARA CITAR ESTE RESUMO:
PEREIRA; Cledir Rocha , MEDEIROS; Maria Fabrícia de , DANTAS; Julienne Soares , SANTOS; Josiane da Silva dos , SILVA; Jannabsa Jussara Rodrigues e. O blog e as possibilidades dentro da prática pedagógica do professor. In: CONGRESSO E-EDUCAÇÃO: CRIATIVIDADE, INOVAÇÃO E ESSÊNCIA - E-EDUCAÇÃO, 1., 2020, [S.l.]. Anais eletrônicos... [S.l.]: [s.n.], 2020. 
ISBN 978-65-86861-25-9. Disponível em: <https://eventos.congresse.me/eeducacao/resumos/5604.pdf?version=original>.

PARA CITAR ESTE RESUMO:
PEREIRA, Cledir Rocha; MARTINS, Maria; MOREIRA, Maria; SILVA, Rochele da; FRANÇA, Selma. Poder e abuso do poder na perspectiva da supervisão escolar. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO: A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM FOCO - SIEDUCA, 8., 2003. Anais eletrônicos... Guaíba/RS: Ulbra, 2003. Disponível em: <https://www.ulbracds.com.br/index.php/sieduca/index>.

- ESCOLA CIDADÃ: VIVÊNCIA POSSÍVEL NA SOCIEDADE ATUAL
PARA CITAR ESTE RESUMO:
PEREIRA, Cledir Rocha; SHEIBEL, Maria Fani. Escola cidadã: vivência possível na sociedade atual. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO: A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM FOCO - SIEDUCA, 8., 2003. Anais eletrônicos... Guaíba/RS: Ulbra, 2003. Disponível em: <https://www.ulbracds.com.br/index.php/sieduca/index>.


(C) E-BOOKS; LIVROS

- O OFÍCIO DO HISTORIADOR NO SÉCULO XXI: UMA REFLEXÃO SOBRE UMA NOVA APOLOGIA DA HISTÓRIA E OS DESAFIOS EDUCACIONAIS
PARA CITAR ESTE E-BOOK:
BARROS, Kelly Cristiane Queiroz; DANTAS, Julienne Soares; PEREIRA, Cledir Rocha; JÚNIOR, José Correia de Amorim; SANTOS, Josiane da Silva dos. O ofício do historiador no século XXI: uma reflexão sobre uma nova apologia da história e os desafios educacionais. In: LIMA, Amanda Camerini; OLIVEIRA, Muriel Batista de. (Org.).  Congresso Online de Licenciaturas - LICENCIA-CON, 2., 2021. Anais eletrônicos... Macaé/RJ: Congresse-me, 2021. p. 44-5. E-book (106 p.). ISBN: 978-65-89908-72-2. Disponível em: <https://cdn.congresse.me/kem9obama8etpwirfq9ayiqix3i9>. 

PARA CITAR ESTE LIVRO:
BARROS, Kelly Cristiane Queiroz;  PEREIRA, Cledir Rocha; DANTAS, Julienne Soares. Memórias e heranças de Mãe Menininha de Gantois na Paraíba. In: NETO, José Maria Nogueira; FERNANDES, Saulo Luders. (Org.). Colonialidade, Psicologia e Povos Tradicionais. 1. ed. Curitiba: CRV, 2020. p. 209-225. ISBN: 978-65-251-0352-5. Disponível em: <https://www.editoracrv.com.br/produtos/detalhes/36024-colonialidade-psicologia-e-povos-tradicionais>. DOI: 10.24824/978652510352.5.

PARA CITAR ESTE E-BOOK:
PEREIRA, Cledir Rocha; COSTA, Angelica; SILVA, Jannabsa; MEDEIROS, Maria Fabrícia de. PROUCA: um computador por aluno, olhares sobre o laptop na sala de aula de uma escola pública no Rio Grande do Sul.  In: SILVA, Henrique Miguel de Lima; CAVALCANTE, Márcio Rijoan Albuquerque; ROCHA, Maria Severia Gomes de Melo da; SIMÕES, Antônia Barros Gibson. (Org.). Estudos interdisciplinares: educação, saúde e interfaces. 1 ed. João Pessoa: Ideia, 2019. p. 106-113. E-book (1246 p.). ISBN 978-85-463-0486-8. Disponível em: <https://www.ideiaeditora.com.br/produto/estudos-interdisciplinares-educacao-saude-e-interfaces/>. 

PARA CITAR ESTE E-BOOK:
COSTA, Angelica; PEREIRA, Cledir Rocha; SILVA, Jannabsa; MEDEIROS, Maria Fabrícia de. Políticas públicas de inclusão em escolas da rede municipal de Solânea no brejo paraibano.  In: SILVA, Henrique Miguel de Lima; CAVALCANTE, Márcio Rijoan Albuquerque; ROCHA, Maria Severia Gomes de Melo da; SIMÕES, Antônia Barros Gibson. (Org.). Estudos interdisciplinares: educação, saúde e interfaces. 1 ed. João Pessoa: Ideia, 2019. p. 363-369. E-book (1246 p.). ISBN 978-85-463-0486-8. Disponível em: <https://www.ideiaeditora.com.br/produto/estudos-interdisciplinares-educacao-saude-e-interfaces/>. 

PARA CITAR ESTE E-BOOK:
MEDEIROS, Maria Fabrícia de.; COSTA, Angelica; PEREIRA, Cledir Rocha; SILVA, Jannabsa; MEDEIROS. In: Políticas públicas de inclusão em escolas da rede municipal de Solânea no brejo paraibano.  In: SILVA, Henrique Miguel de Lima; CAVALCANTE, Márcio Rijoan Albuquerque; ROCHA, Maria Severia Gomes de Melo da; SIMÕES, Antônia Barros Gibson. (Org.). Estudos interdisciplinares: educação, saúde e interfaces. 1 ed. João Pessoa: Ideia, 2019. p. 370-378. E-book (1246 p.). ISBN 978-85-463-0486-8. Disponível em: <https://www.ideiaeditora.com.br/produto/estudos-interdisciplinares-educacao-saude-e-interfaces/>. 

- NOS EMBALOS DA CIRANDA E DO COCO DE RODA: A CONTRIBUIÇÃO SÓCIO-EDUCACIONAL DAS DANÇAS POPULARES AOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL 1 DA ESCOLA ANTÔNIO SANTOS COELHO NETO. 
PARA CITAR ESTE E-BOOK:
ALVES, Lenadra; PEREIRA, Cledir Rocha; GONÇALVES, Daniele. In: Nos embalos da ciranda e do coco de roda: a contribuição sócio-educacional das danças populares aos alunos do ensino fundamental 1 da Escola Antônio Santos Coelho.  In: SILVA, Henrique Miguel de Lima; CAVALCANTE, Márcio Rijoan Albuquerque; ROCHA, Maria Severia Gomes de Melo da; SIMÕES, Antônia Barros Gibson. (Org.). Estudos interdisciplinares: educação, saúde e interfaces. 1 ed. João Pessoa: Ideia, 2019. p. 358-362. E-book (1246 p.). ISBN 978-85-463-0486-8. Disponível em: <https://www.ideiaeditora.com.br/produto/estudos-interdisciplinares-educacao-saude-e-interfaces/>. 
PARA CITAR ESTE E-BOOK:
SILVA, Jannabsa; COSTA, Angelica; PEREIRA, Cledir Rocha; MEDEIROS, Maria Fabricia de. In: Educação e gênero: mulheres e homens egressas/os do curso de pedagogia da Universidade Federal do Piauí - UFPI: 2010-2012.  In: SILVA, Henrique Miguel de Lima; CAVALCANTE, Márcio Rijoan Albuquerque; ROCHA, Maria Severia Gomes de Melo da; SIMÕES, Antônia Barros Gibson. (Org.). Estudos interdisciplinares: educação, saúde e interfaces. 1 ed. João Pessoa: Ideia, 2019. p. 121-125. E-book (1246 p.). ISBN 978-85-463-0486-8. Disponível em: <https://www.ideiaeditora.com.br/produto/estudos-interdisciplinares-educacao-saude-e-interfaces/>. 
PARA CITAR ESTE E-BOOK:
PEREIRA, Cledir Rocha; ALVES, Leandra de Souza; GONÇALVES, Danielle Raimundo dos Anjos. In: Utilizando o espaço dos blogs no quotidiano escolar.  In: SILVA, Henrique Miguel de Lima; CAVALCANTE, Márcio Rijoan Albuquerque; ROCHA, Maria Severia Gomes de Melo da; SIMÕES, Antônia Barros Gibson. (Org.). Estudos interdisciplinares: educação, saúde e interfaces. 1 ed. João Pessoa: Ideia, 2019. p. 132-139. E-book (1246 p.). ISBN 978-85-463-0486-8. Disponível em: <https://www.ideiaeditora.com.br/produto/estudos-interdisciplinares-educacao-saude-e-interfaces/>. 

PARA CITAR ESTE E-BOOK:
PEREIRA, Cledir Rocha; COSTA, Angelica Ferreira da; SILVA, Jannabsa Jussara Rodrigues e; MEDEIROS, Maria Fabricia de. In: PROUCA: um computador pro aluno, olhares sobre o laptop na sala de aula de uma escola pública no Rio Grande do Sul.  In: SILVA, Henrique Miguel de Lima; CAVALCANTE, Márcio Rijoan Albuquerque; ROCHA, Maria Severia Gomes de Melo da; SIMÕES, Antônia Barros Gibson. (Org.). Estudos interdisciplinares: educação, saúde e interfaces. 1 ed. João Pessoa: Ideia, 2019. p. 106-113. E-book (1246 p.). ISBN 978-85-463-0486-8. Disponível em: <https://www.ideiaeditora.com.br/produto/estudos-interdisciplinares-educacao-saude-e-interfaces/>. 


(D) SITES; BLOGS

- SUCESSO ESCOLAR.
PARA CITAR ESTE SITE:
PEREIRA, Cledir Rocha. Sucesso Escolar. Grupo Escolar, [s.l.], [2004?]. Disponível em: <https://www.grupoescolar.com/pesquisa/sucesso-na-educacao.html>. 

- (RE)PENSANDO A EDUCAÇÃO.
PARA CITAR ESTE SITE:
PEREIRA, Cledir Rocha. (Re)pensando a educação. Grupo Escolar, [s.l.], [2004?]. Disponível em: <https://www.grupoescolar.com/pesquisa/repensando-a-educacao.html>. 

- ESPAÇOS DE BRINCAR INFANTIL.
PARA CITAR ESTE SITE:
PEREIRA, Cledir Rocha. Espaço de brincar infantil. Grupo Escolar, [s.l.], [2004?]. Disponível em: <https://www.grupoescolar.com/pesquisa/espacos-do-brincar-infantil.html>. 

- DISCIPLINA - LIMITES - EDUCAÇÃO.
PARA CITAR ESTE SITE:
PEREIRA, Cledir Rocha. Disciplina - limites - educação. Grupo Escolar, [s.l.], [2004?]. Disponível em: <https://www.grupoescolar.com/pesquisa/disciplina--limites--educacao.html>. 

- EDUCADOR E O EDUCANDO.
PARA CITAR ESTE SITE:
PEREIRA, Cledir Rocha. Educador e o educando. Grupo Escolar, [s.l.], [2004?]. Disponível em: <https://www.grupoescolar.com/pesquisa/o-educador-e-o-educando.html>. 

- FAMÍLIA E ESCOLAR: PARCEIROS ETERNOS.
PARA CITAR ESTE SITE:
PEREIRA, Cledir Rocha. Família e escola: parceiros eternos. Grupo Escolar, [s.l.], [2004?]. Disponível em: <https://www.grupoescolar.com/pesquisa/familia-e-escola-parceiros-eternos.html>.

- ESCOLA: RELAÇÕES E SENTIMENTOS.
PARA CITAR ESTE SITE:
PEREIRA, Cledir Rocha. Escola: relações e sentimentos. Grupo Escolar, [s.l.], [2004?]. Disponível em: <https://www.grupoescolar.com/pesquisa/escola-relacoes-e-sentimentos.html>.

- A IMPORTÂNCIA DA BRINCADEIRA.
PARA CITAR ESTE SITE:
PEREIRA, Cledir Rocha. A importância da brincadeira. Grupo Escolar, [s.l.], [2004?]. Disponível em: <https://www.grupoescolar.com/pesquisa/a-importancia-da-brincadeira.html>.

(E) JORNAIS FÍSICOS

- PEREIRA, Cledir Rocha. Uma escola democrática. Jornal VS, São Leopoldo, p. 4, 9 set. 2003.
 
- PEREIRA, Cledir Rocha. Interculturas. Jornal VS, São Leopoldo, p. 4, 23 ago. 2003.

- PEREIRA, Cledir Rocha. Escola e Conselho Tutelar: parceria inevitável. Jornal VS, São Leopoldo, p. 4, 18 ago. 2003.

- PEREIRA, Cledir Rocha. Escola: espaço multicultural. Jornal VS, São Leopoldo, p. 4, 11 ago. 2003.

- PEREIRA, Cledir Rocha. Multiculturas: abrir os olhos é necessário. Jornal VS, São Leopoldo, p. 4, 29 jun. 2003.

- PEREIRA, Cledir Rocha. Reconversão do olhar. Jornal VS, São Leopoldo, p. 4, 22 jun. 2003.

- PEREIRA, Cledir Rocha. Escola: relações e sentimentos. Jornal VS, São Leopoldo, p. 4, 17 jun. 2003.

- PEREIRA, Cledir Rocha. Conselho Tutelar: dialética necessária. Jornal VS, São Leopoldo, p. 4, 14 jun. 2003.

- PEREIRA, Cledir Rocha. Sucesso na educação. Jornal VS, São Leopoldo, p. 4, 7 jun. 2003.

- PEREIRA, Cledir Rocha. As relações de poder no cotidiano escolar. Jornal VS, São Leopoldo, p. 4, 2 jun. 2003.

- PEREIRA, Cledir Rocha. Escola, família e currículo. Jornal VS, São Leopoldo, n. 7.504, p. 4, 9 maio 2003.

- PEREIRA, Cledir Rocha. A importância da brincadeira. Jornal VS, São Leopoldo, n. 7.497, p. 4, 1 maio 2003.

- PEREIRA, Cledir Rocha. As relações de poder no cotidiano escolar. Zero Hora, Porto Alegre, p. 2, 28 abr. 2003.

- PEREIRA, Cledir Rocha. Parceria Escola X Família. Jornal VS, São Leopoldo, p. 4, 21 abr. 2003.

- PEREIRA, Cledir Rocha. Supervisão escolar: passado e presente. Jornal VS, São Leopoldo, p. 4, 4 abr. 2003.

- PEREIRA, Cledir Rocha. Ação supervisora: uma reflexão necessária. Jornal VS, São Leopoldo, p. 4, 26 mar. 2003.

- PEREIRA, Cledir Rocha. A escola como um espaço cultural. Jornal VS, São Leopoldo, p. 4, 19 mar. 2003.

- PEREIRA, Cledir Rocha. O educador e o educando. Jornal VS, São Leopoldo, p. 4, 15 mar. 2003.


(Atualizado 30mar.2024)


Nenhum comentário:

Postar um comentário