Publicações

(A) PERIÓDICOS

MÍDIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: SUPERANDO BARREIRAS
PARA CITAR ESTE ARTIGO:
SOUZA, Jacira Gomes de Oliveira; ALMEIDA, Armstrong Pereira de; BETI, Bruno Sella; PEREIRA, Cledir Rocha; NASCIMENTO, José Wellgton do; PORTO, Luciana de Carvalho Alves; ALMEIDA, Marlene Carvalho Alves de; SANTOS, Marluce de Carvalho Alves dos. Mídias digitais na educação inclusiva: superando barreiras. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação - REASE, v. 11, n. 4, p. 389-396, abr. 2025. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/18684 DOI: 10.51891/rease.v11i4.18684.

- AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E O PAPEL DO GESTOR ESCOLAR
PARA CITAR ESTE ARTIGO:
MALTA, Daniela Paula de Lima Nunes; ALVES, Adriano de Souza; FRANQUEIRA, Alberto de Souza;a GRANDER, Alex Junior; PEREIRA, Cledir Rocha Pereira; SOUZA, Cintia Máximo de; COMETTI, Nivaldo; SANTOS, Silvana Maria Aparecida Viana; CERQUEIRA, Weslayny Vieira Goes. Avaliação de políticas educacionais e o papel do gestor escolar. Cuadernos de Educación y Desarrollo, v. 17, n. 3, p. 1-24, 2025. Disponível em: https://ojs.cuadernoseducacion.com/ojs/index.php/ced/article/view/7814/5441DOI: 10.55905/cuadv17n3-087. 

PARA CITAR ESTE ARTIGO:
PEREIRA, Cledir Rocha; et al. Tecnologias assistivas e alunos com TEA. Revista MultiAtual, Formiga/MG, v. 6, n. 4, mar. 2025. Disponível em: https://www.multiatual.com.br/2025/03/tecnologias-assistivas-e-alunos-com-tea.html. DOI: 10.5281/zenodo.15036118.   

PARA CITAR ESTE ARTIGO:
PEREIRA, Cledir Rocha; et al. Construindo espaços virtuais de aprendizagem: práticas e recursos inovadores. Revista MultiAtual, Formiga/MG, v. 6, n. 4, mar. 2025. Disponível em: https://www.multiatual.com.br/2025/03/construindo-espacos-virtuais-de.html DOI: 10.5281/zenodo.15036109.

O CONTEXTO DA LINGUÍSTICA DE CORPUS E A ESCRITA ACADÊMICA: UM PARÂMETRO HISTÓRICO
PARA CITAR ESTE ARTIGO:
SILVA, Fabiana Gomes da; PEREIRA, Cledir Rocha; FREITAS, Rinaldo Vitorino de; RAMOS, Luan Vasconcelos. O contexto da linguística de corpus e a escrita acadêmica: um parâmetro histórico. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 25, n. 6, 12 fev. 2025. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/6/o-contexto-da-linguistica-de-corpus-e-a-escrita-academica-um-panorama-historico.

PARA CITAR ESTE ARTIGO:
MALTA, Daniela Paula de Lima; PEREIRA, Cledir Rocha; POSSES, Franciane Becalli Pereira das; ALMEIDA, Iana Lima de; PEREIRA, Melissa Cordeiro; CASTELO, Rosiane Ribeiro Ciqueira; SANTOS, Silvana Maria Aparecida Viana. Tecnologia como catalizador para experiências de aprendizagem ativa. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação - REASE, Ciências e Educação[S. l.], v. 11, n. 1, p. 846–850, 2025. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/17892. DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17892

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS
PARA CITAR ESTE ARTIGO:
RIBEIRO, Gleick Cruz; SIMONASSI, Adriana Lisboa Martins; PEREIRA, Cledir Rocha; RODRIGUES, Erika Cristina Guimarães; MISSAGIA, Eunice Silva; ALVES, Maria Aparecida de Araújo; SILVA, Neida Candido da; SANTOS, Silvana Maria Aparecida Viana; SOUZA, Solange dos Santos Rodrigues. Inteligência artificial na educação inclusiva: desafios e oportunidades para alunos com necessidades educacionais especiais. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação - REASE[S. l.], v. 10, n. 12, p. 3264–3280, 2024. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/17674DOI: 10.51891/rease.v10i12.17674

- RELATOS DO EDUCADOR SOCIAL VOLUNTÁRIO EM UMA ESCOLA NA REDE PÚBLICA DE JOÃO PESSOA/PB
PARA CITAR ESTE ARTIGO:
PEREIRA, Cledir Rocha; RAMOS, Luan Vasconcelos; SILVA, Fabiana Gomes da. Relatos do educador social voluntário em uma escola na rede pública de João Pessoa/PB. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 24, n. 40, 29 out. 2024. Disponível em:  https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/24/40/relatos-do-educador-social-voluntario-em-uma-escola-na-rede-publica-de-joao-pessoapb.

A UTILIZAÇÃO DE JOGOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
PARA CITAR ESTE ARTIGO:
ALVES, L. de S.; PEREIRA, Cledir Rocha; ANJOS, D. R. dos; PASSOS, M. de F. G.; COUTINHO, D. J. G. A utilização de jogos pedagógicos no processo de alfabetização. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, São Paulo, v. 7, n. 10, out. 2021. p. 595–611. ISSN 2675 – 3375. Disponível: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/2513. DOI: doi.org/10.51891/rease.v7i10.2513.

PEREIRA, Cledir Rocha; COSTA, Angélica Ferreira; SILVA, Fabiana Gomes da; SILVA, Jannabsa Jussara Rodrigues e; DANTAS, Julienne Soares; SANTOS, Josiane da Silva; FREITAS, Rinaldo Vitorino; MEDEIROS, Maria Fabricia de. O blog e as possibilidades dentro da prática pedagógica do professor. Revista Brazilian Jornal of Development, v. 6, n. 12, dez. 2020. p. 99414–99429. ISSN 2525-8761. Disponível em: https://brazilianjournals.com/ojs/index.php/BRJD/article/view/21829. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n12-437.

TECNOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI
PARA CITAR ESTE ARTIGO:
SILVA, Fabiana Gomes da; FREITAS, Rinaldo Vitorino; PEREIRA, Cledir Rocha; DANTAS, Julienne Soares; ALVES, Márcia Geam Oliveira. Tecnologia para a educação do século XXI. Revista Inclusiones, v. 7, n. esp., out./dez. 2020. p. 259-275. 
ISSN 0719-4706. Disponível em: http://revistainclusiones.org/gallery/21%20VOL%207%20NUM%20OCTDIC%20ESPECIAL2020%20REVISINCLUSIII.pdf.

PARA CITAR ESTE ARTIGO:
PEREIRA, Cledir Rocha; SILVA, Fabiana Gomes da; SILVA, JOSEANE Tertulino da; DANTAS, Julienne Soares; ALVES, Márcia Gean Oliveira; MEDEIROS, Maria Fabricia de. Arte Naif: conhecimento, beleza e vivência com ênfase na arte de Adriano Dias. Revista Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, ano 5, ed. 8, n. 8, ago. 2020. p. 05-24. ISSN 2448-0959. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/arte-naif.
SANTOS, Monica Cristina Reis; SILVA, Elizabete Barbosa da; SOUZA, Maria Aparecida Barbosa de; PEREIRA, Cledir Rocha. Educação inclusiva e políticas públicas brasileiras: aspectos históricos e conceituais. Revista Inclusiones, v. 7, n. esp., jun./set. 2020. p. 42-62. ISSN 0719-4706. Disponível em: https://revistainclusiones.org/gallery/5%20VOL%207%20NUM%20ESPECIALJULIOSEPTIEMBREEE2020REVINCLUSIOO.pdf.

- PROUCA: UM COMPUTADOR POR ALUNO, OLHARES SOBRE O LAPTOP NA SALA DE AULA DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO RIO GRANDE DO SUL
PARA CITAR ESTE ARTIGO:
PEREIRA, Cledir Rocha; MEDEIROS, Maria Fabrícia de. Prouca: um computador por aluno, olhares sobre o laptop na sala de aula de um escola pública no Rio Grande do Sul. Revista Educacional Interdisciplinar - Redin, v. 8, n. 1, dez. 2019: Seminário Internacional de Educação, Tecnologia e Sociedade, 24. p. 1-13. ISSN 2594-4576. Disponível em: https://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/1430.

- O USO DAS REDES SOCIAIS NO PROCESSO EDUCACIONAL: O QUE PENSAM OS PROFESSORES
PARA CITAR ESTE ARTIGO:
MEDEIROS, Maria Fabrícia de; PEREIRA, Cledir Rocha. O uso das redes sociais no processo educacional: o que pensam os professores. Revista Educacional Interdisciplinar - Redin, v. 8, n. 1, dez. 2019: Seminário Internacional de Educação, Tecnologia e Sociedade, 24. p. 1-12. 
ISSN 2594-4576. Disponível em: https://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/1490.

- AS INFLUÊNCIAS CULTURAIS E A IDENTIDADE DO POVO BRASILEIRO SEGUNDO A ÓTICA DE DARCY RIBEIRO E MÁRIO DE ANDRADE
PARA CITAR ESTE ARTIGO:
SILVA, Fabiana Gomes; PEREIRA, Cledir Rocha; LUCENA, Sobral Correia de; FREITAS, Rinaldo Vitorino. As influências culturais e a identidade do povo brasileiro segundo a ótica de Darcy Ribeiro e Mário de Andrade. Revista Inclusiones, v. 6, n. esp., out./dez. 2019. p. 220-232. 
ISSN 0719-4706. Disponível em: https://revistainclusiones.org/gallery/15%20vol%206%20num%204%20giraldo2019octubdiciemb19incl.pdf.
PEREIRA, Cledir Rocha; BRASILEIRO, Aldilene Campos; SILVA, Fabiana Gomes da; LIMA, Mirian Ferreira de; MEDEIROS, Maria Fabrícia de. Utilizando o espaço dos blogs no quotidiano escolar. Revista Inclusiones, v. 6, n. 4, out./dez. 2019. p. 207-219. ISSN 0719-4706. Disponível em: https://revistainclusiones.org/gallery/10%20vol%206%20num%204%202019octubdiciemb19incl.pdf.

GENERAL TIBÚRCIO: PERPETUAÇÃO DA MEMÓRIA EM VIÇOSA DO CEARÁ
PARA CITAR ESTE ARTIGO:
SIQUEIRA, Diego dos Santos; PEREIRA, Cledir Rocha Pereira. General Tibúrcio: perpetuação da memória em Viçosa do Ceará. Revista Ciências de la Documentación, v. 5, n. 2, jul./dez. 2019. p. 42-51. 
ISSN 0719-5753. Disponível em: https://www.cienciasdeladocumentacion.cl/gallery/3%20v5n1%202019%20csdocum.pdf
PARA CITAR ESTE RESUMO:
PEREIRA, Cledir Rocha; QUEVEDO, Fabiano Pereira; RAMOS, Luan Vasconcelos. Investigando o ensino de Libras como L1 para surdos na sala de recursos multifuncionais - Atendimento Educacional Especializado. In: CONGRESSO INTERNACIONAL MOVIMENTOS DOCENTES, 2024, On-line. Anais eletrônicos... . Diadema: UNIFESP, 2024. v. 1, p. 457- 467. Disponível em: https://www.vveditora.com/eventos/978-65-6063-067-3. DOI: 10.47247/LV/6063.067.3
     
- O DESENVOLVIMENTO DE BEBÊS E CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
PARA CITAR ESTE RESUMO:
PEREIRA, Cledir Rocha; SANTOS, Thaynnah Barbosa dos; RAMOS, Luan Vasconcelos. In: I COLÓQUIO DE EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE DO OBSERVATÓRIO DE EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE - COESUS, 1., 2024. Anais eletrônicos...  . Cadernos de Resumos, p. 35, Santo André: V & V Editora. ISBN 978-65-6063-056-7. DOI: 10.47247/EV/6063.056.7. Disponível em: https://www.vveditora.com/eventos/978-65-6063-056-7

- USANDO FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NOS ANOS INICIAIS  
PARA CITAR ESTE RESUMO:
PEREIRA, Cledir Rocha. Usando ferramentas tecnológicas na mediação pedagógica nos anos iniciais. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - CONBRAED, 4., 2024. Anais eletrônicos... . Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, v. 5, n. 2, p. 974-80, [s.l.]: Integrar, 2024. 
ISSN 2675-813X. DOI: 10.51189/conbraed2024/39319. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1ovgghe91xuXLq1miib9pb01wmWjhv6H4/view?pli=1

- ESTUDANTE NO ESPECTRO AUTISTA (TEA): A PERSPECTIVA DO PROFESSOR NA INCLUSÃO ESCOLAR
PARA CITAR ESTE RESUMO:
PEREIRA, Cledir Rocha; FREIRE, Wandoclécio Rocha; ARRUDA, Alyne Ferreira Barreto Félix; DANTAS, Julienne Soares; BESERRA, Roseane Maria dos Santos. Estudante no espectro autista (TEA): perspectiva do professor na inclusão escolar. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - CONBRAED, 4., 2024. Anais eletrônicos... Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, v. 5, n. 2, p. 981-87, [s.l.]: Integrar, 2024. 
ISSN 2675-813X. DOI: 10.51189/conbraed2024/39319. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1ovgghe91xuXLq1miib9pb01wmWjhv6H4/view?pli=1

- CORAL VOX VIRTUOSA: PROMOVENDO O RESGATE DA ARTE MUSICAL 
PARA CITAR ESTE RESUMO:
PEREIRA, Cledir Rocha; CORREIA, Samuel Cavalcanti; RAMOS, Luan Vasconcelos. Coral Vox Virtuosa: promovendo o resgate da arte musical. In: SEMANA ACADÊMICA ON-LINE DE EDUCAÇÃO - SEO.EDU, 2., 2024. Anais eletrônicos... . [s.l.]: Educaonline, 2024. 
ISBN 978-65-5465-078-6. Disponível em: https://cdn.congresse.me/49hybvks2y8o5ncekvhtcqf0q8e7

PARA CITAR ESTE RESUMO:
PEREIRA, Cledir Rocha; RAMOS, Luan Vasconcelos. Experiências vivenciadas pelo Educador Social Voluntário em uma escola na Rede Pública de João Pessoa. In: Congresso Brasileiro On-line de Ensino, Pesquisa e Extensão - ENSIPEX, 2., 2024. Anais Eletrônicos... . [s.l.]: ENSIPEX, 2024. ISBN: 9786588884447. Disponível em: https://ime.events/ensipex2024/pdf/26052.  

- AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO (TDICE) NO PROCESSO DE ENSINAR E APRENDER
PARA CITAR ESTE RESUMO:
PEREIRA, Cledir Rocha; RAMOS, Luan Vasconcelos. As tecnologias digitais da informação, comunicação e expressão (TDICE) no processo de ensinar e aprender. In: CONGRESSO BRASILEIRO ON-LINE DE PESQUISA E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO - CINPED, 2., 2023, Fortaleza. Anais eletrônicos... v. 4, n. 4. Fortaleza: Instituto Multiprofissional de Ensino - IME, 2023. 
ISSN 2675-813X. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1RUbqT0ek4Xw1IozJrCj7vCoWmaxWQNIp/view. DOI: 10.51189/cinped2023/25642

- AÇÕES DO PROFESSOR DE ENSINO NÃO PRESENCIAL EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE JOÃO PESSOA
PARA CITAR ESTE RESUMO:
SILVA; Jannabsa Jussara Rodrigues e , SILVA; Francisca Jocineide da Costa e , PEREIRA; Cledir Rocha , DANTAS; Julienne Soares , JÚNIOR; José Correia de Amorim. Ações do professor no ensino não presencial em uma escola da rede pública de João Pessoa. In: CONGRESSO DE EDUCAÇÃO - PRÁTICAS DIGITAIS - EDUDIGICON, 1., 2021, [S.l.]. Anais eletrônicos... [S.l.]: Educa Online, 2021. 
ISBN 978-65-89908-1. Disponível em: https://eventos.congresse.me/edudigicon/resumos/15004.pdf?version=original.

- AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A ALFABETIZAÇÃO: UMA PARCERIA INTENCIONAL NO ENSINO NÃO PRESENCIAL
PARA CITAR ESTE RESUMO:
SCHMITZ; Maria Alice da Silveira , SANTOS; Josiane da Silva dos , PEREIRA; Cledir Rocha , DANTAS; Julienne Soares , JUNIOR; José Correia de Amorim. As aulas de educação física e a alfabetização: uma parceria intencional no ensino não presencial. In: CONGRESSO DE EDUCAÇÃO - PRÁTICAS DIGITAIS - EDUDIGICON, 1., 2021, [S.l.]. Anais eletrônicos... [S.l.]: Educa Online, 2021. 
ISBN 978-65-89908-1. Disponível em: https://eventos.congresse.me/edudigicon/resumos/15002.pdf?version=original

PARA CITAR ESTE RESUMO:
PEREIRA; Cledir Rocha , SANTOS; Josiane da Silva dos , DANTAS; Julienne Soares , SILVA; Fabiana Gomes da , SILVA; Jannabsa Jussara Rodrigues e. As implicações do abuso sexual infantil no desenvolvimento cognitivo e aprendizagem escolar da criança. In: CONGRESSO ONLINE NACIONAL DE PEDAGOGIA - PED.CON, 1., 2021, [S.l.]. Anais eletrônicos... [S.l.]: Educa Online, 2021. 
ISBN 978-65-86861-78-5. Disponível em: https://eventos.congresse.me/pedcon/resumos/8982.pdf?version=original.

PARA CITAR ESTE RESUMO:
DANTAS; Julienne Soares , BARROS; Kelly Cristiane Queiroz , PEREIRA; Cledir Rocha , SILVA; Jannabsa Jussara Rodrigues e; MEDEIROS, Maria Fabrícia de. A responsabilidade e os cuidados em escola pública com os aspectos socioemocionais durante a pandemia. In: CONGRESSO ONLINE NACIONAL DE PEDAGOGIA - PED.CON, 1., 2021, [S.l.]. Anais eletrônicos... [S.l.]: Educa Online, 2021. 
ISBN 978-65-86861-78-5. Disponível em: https://eventos.congresse.me/pedcon/resumos/8922.pdf?version=original.

PARA CITAR ESTE RESUMO:
SILVA; Fabiana Gomes da , FREITAS; Rinaldo Vitorino , PEREIRA; Cledir Rocha , DANTAS; Julienne Soares , SILVA; Jannabsa Jussara Rodrigues e. O contexto da linguística de corpus e a escrita acadêmica: um panorama histórico. In: CONGRESSO ONLINE NACIONAL DE PEDAGOGIA - PED.CON, 1., 2021, [S.l.]. Anais eletrônicos... [S.l.]: Educa Online, 2021. 
ISBN 978-65-86861-78-5. Disponível em: https://eventos.congresse.me/pedcon/resumos/8979.pdf?version=original.
PARA CITAR ESTE RESUMO:
JÚNIOR; José Correia de Amorim , PEREIRA; Cledir Rocha , DANTAS; Julienne Soares , SILVA; Jannabsa Jussara Rodrigues e , SILVA; Fabiana Gomes da. Movimento negro brasileiro: da resistência social a emergência educacional. In: CONGRESSO ONLINE NACIONAL DE PEDAGOGIA - PED.CON, 1., 2021, [S.l.]. Anais eletrônicos... [S.l.]: Educa Online, 2021. ISBN 978-65-86861-78-5. Disponível em: https://eventos.congresse.me/pedcon/resumos/8983.pdf?version=original.

PARA CITAR ESTE RESUMO:
SANTOS; Josiane da Silva dos , PEREIRA; Cledir Rocha , DANTAS; Julienne Soares , MEDEIROS; Maria Aparecida Ferreira de , MEDEIROS; Maria Fabrícia de. Escola pública e atividade não presencial: criando estratégias para dirimir o despreparo e desconexão. In: CONGRESSO ONLINE DAS TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - CONTEAD, 1., 2020, [S.l.]. Anais eletrônicos... [S.l.]: [s.n.], 2020. 
ISBN 987-65-86861-32-7. Disponível em: https://eventos.congresse.me/contead/resumos/5602.pdf?version=original.

PARA CITAR ESTE RESUMO:
PEREIRA; Cledir Rocha , DANTAS; Julienne Soares , BARROS; Kelly Cristiane Queiroz , SANTOS; Josiane da Silva dos , MEDEIROS; Maria Fabrícia de. Ensino Remoto emergencial: conhecendo a realidade de uma escola municipal de João Pessoa. In: CONGRESSO ONLINE DAS TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - CONTEAD, 1., 2020, [S.l.]. Anais eletrônicos... [S.l.]: [s.n.], 2020. 
ISBN 987-65-86861-32-7. Disponível em: https://eventos.congresse.me/contead/resumos/5527.pdf?version=original.

PARA CITAR ESTE RESUMO:
COSTA; Angélica Ferreira da , SILVA; Jannabsa Jussara Rodrigues e , PEREIRA; Cledir Rocha , MEDEIROS; Maria Aparecida Ferreira de , MEDEIROS; Maria Fabrícia de. Uso do Google Meet como ferramenta de aproximação: atividades docentes em tempos de isolamento social. In: CONGRESSO ONLINE DAS TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - CONTEAD, 1., 2020, [S.l.]. Anais eletrônicos... [S.l.]: [s.n.], 2020. 
ISBN 987-65-86861-32-7. Disponível em: https://eventos.congresse.me/contead/resumos/5648.pdf?version=original.

PARA CITAR ESTE RESUMO:
MEDEIROS; Maria Aparecida Ferreira de , PEREIRA; Cledir Rocha , COSTA; Angélica Ferreira da , SILVA; Jannabsa Jussara Rodrigues e , MEDEIROS; Maria Fabrícia de. Um novo momento educacional: como medidas emergenciais influenciaram no dia a dia de uma turma de segundo ano em uma escola municipal de João Pessoa. In: CONGRESSO ONLINE DAS TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - CONTEAD, 1., 2020, [S.l.]. Anais eletrônicos... [S.l.]: [s.n.], 2020. 
ISBN 987-65-86861-32-7. Disponível em: https://eventos.congresse.me/contead/resumos/5769.pdf?version=original.

PARA CITAR ESTE RESUMO:
PEREIRA; Cledir Rocha , MEDEIROS; Maria Fabrícia de , DANTAS; Julienne Soares , SANTOS; Josiane da Silva dos , SILVA; Jannabsa Jussara Rodrigues e. O blog e as possibilidades dentro da prática pedagógica do professor. In: CONGRESSO E-EDUCAÇÃO: CRIATIVIDADE, INOVAÇÃO E ESSÊNCIA - E-EDUCAÇÃO, 1., 2020, [S.l.]. Anais eletrônicos... [S.l.]: [s.n.], 2020. 
ISBN 978-65-86861-25-9. Disponível em: https://eventos.congresse.me/eeducacao/resumos/5604.pdf?version=original.

PARA CITAR ESTE RESUMO:
PEREIRA, Cledir Rocha; MARTINS, Maria; MOREIRA, Maria; SILVA, Rochele da; FRANÇA, Selma. Poder e abuso do poder na perspectiva da supervisão escolar. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO: A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM FOCO - SIEDUCA, 8., 2003. Anais eletrônicos... Guaíba/RS: Ulbra, 2003. Disponível em: https://www.ulbracds.com.br/index.php/sieduca/index.

- ESCOLA CIDADÃ: VIVÊNCIA POSSÍVEL NA SOCIEDADE ATUAL
PARA CITAR ESTE RESUMO:
PEREIRA, Cledir Rocha; SHEIBEL, Maria Fani. Escola cidadã: vivência possível na sociedade atual. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO: A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM FOCO - SIEDUCA, 8., 2003. Anais eletrônicos... Guaíba/RS: Ulbra, 2003. Disponível em: https://www.ulbracds.com.br/index.php/sieduca/index.


(C) LIVROS DIGITAIS; E-BOOKS

- MÍDIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: SUPERANDO BARREIRAS
PARA CITAR ESTE LIVRO DIGITAL/E-BOOK:
SOUZA, Jacira Gomes de Oliveira; ALMEIDA, Armstrong Pereira de; BETI, Bruno Sella; PEREIRA, Cledir Rocha; NASCIMENTO, José Wellgton do; PORTO, Luciana de Carvalho Alves; ALMEIDA, Marlene Carvalho Alves de; SANTOS, Marluce de Carvalho Alves dos. Mídias digitais na educação inclusiva: superando barreiras. In: SANTOS, Silvana Maria Aparecida Viana; FRAQUEIRA, Alberto da Silva; VIANA, Silvanete Cristo. (Org.).  Ensino aliado à tecnologia: desafios e oportunidades no mundo contemporâneo. Formiga/MG: Ed. MultiAtual, 2025. p. 159-168. Disponível em: https://www.editoramultiatual.com.br/2025/04/ensino-aliado-tecnologia-desafios-e.htmlDOI: 10.5281/zenodo.15275867.

AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E O PAPEL DO GESTOR ESCOLAR
PARA CITAR ESTE LIVRO DIGITAL/E-BOOK:
MALTA, Daniela Paula de Lima Nunes; ALVES, Adriano de Souza; FRAQUEIRA, Alberto da Silva; GRANDER, Alex Junior; PEREIRA, Cledir Rocha; SOUZA, Cintia Máximo de; COMETTI, Nivaldo; SANTOS, Silvana Maria Aparecida Viana; CERQUEIRA, Weslayny Vieira Goes. Avaliação de políticas educacionais e o papel do gestor escolar. In: SANTOS, Silvana Maria Aparecida Viana; FRAQUEIRA, Alberto da Silva; VIANA, Silvanete Cristo. (Org.).  Ação e Educação: Como lidar com as perspectivas educacionais no século XXI. Formiga/MG: Ed. MultiAtual, 2025. p. 239-258. Disponível em: https://www.editoramultiatual.com.br/2025/04/acao-e-educacao-como-lidar-com-as.html . DOI: 10.5281/zenodo.15278561.

TECNOLOGIAS ASSITIVAS E ALUNOS COM TEA
PARA CITAR ESTE LIVRO DIGITAL/E-BOOK:
PEREIRA, Cledir Rocha; PATRICIO, Amanda Renata Domiciano; GAMES, Erica Costa Viqueti; MARTIN, Giuliano de; SILVA, Karine de Souza Amorim da; NEVES, Liliane Costa Ramos; VIEIRA, Patric Devyd Gomes Vieira; SANTOS, Silvana Maria Aparecida Viana; SUETH, Tatiane Beloni. Tecnologias Assistivas e alunos com TEA. In: SANTOS, Silvana Maria Aparecida Viana; FRAQUEIRA, Alberto da Silva; VIANA, Silvanete Cristo. (Org.).  Ação e Educação: Como lidar com as perspectivas educacionais no século XXI. Formiga/MG: Ed. MultiAtual, 2025. p. 188-209. Disponível em: https://www.editoramultiatual.com.br/2025/04/acao-e-educacao-como-lidar-com-as.html . DOI: 10.5281/zenodo.15278546.

- CONSTRUINDO ESPAÇOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: PRÁTICAS E RECURSOS INOVADORES
PARA CITAR ESTE LIVRO DIGITAL/E-BOOK:
PEREIRA, Cledir Rocha; MOTA, Elis Regina Maria de Oliveira Carmo Ramos; PRESTES, Esther Thereza Pereira; MELO JÚNIOR, Hermócrates Gomes; BARRETO, Marilene da Silva Reis; MAGALHÃES, Pedro Soares; MACÊDO, Solange Melo Gomes; HERMOGENIO, Vanessa Cordeiro. Construindo espaços virtuais de aprendizagem: práticas e recursos inovadores. In: SANTOS, Silvana Maria Aparecida Viana; FRAQUEIRA, Alberto da Silva; VIANA, Silvanete Cristo. (Org.).  Ação e Educação: Como lidar com as perspectivas educacionais no século XXI. Formiga/MG: Ed. MultiAtual, 2025. p. 166-175. Disponível em: https://www.editoramultiatual.com.br/2025/04/acao-e-educacao-como-lidar-com-as.html . DOI: 10.5281/zenodo.15278540.

TECNOLOGIA COMO CATALISADOR PARA EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM ATIVA
PARA CITAR ESTE LIVRO DIGITAL/E-BOOK:
MALTA, Daniela Paula de Lima Nunes; PEREIRA, Cledir Rocha; POSSES, Franciane Becalli Pereira das; ALMEIDA, Iana Lima de; PEREIRA, Melissa Cordeiro; CASTELO, Rosiane Ribeiro Ciqueira; SANTOS, Silvana Maria Aparecida. Tecnologia como catalisador para experiências de aprendizagem ativa. In: SANTOS, Silvana Maria Aparecida Viana; FRANQUEIRA, Alberto da Silva ; VIANA, Silvanete Cristo. (Org.). Conexões que transformam: Educação, Saúde e Tecnologia para um mundo melhor. Formiga/MG: Ed. MultiAtual, 2025. p. 188-195. Disponível em: https://www.editoramultiatual.com.br/2025/01/conexoes-que-transformam-educacao-saude.html

PARA CITAR ESTE LIVRO DIGITAL/E-BOOK:
RIBEIRO, Gleick Cruz; SIMONASSI, Adriana Lisboa Martins; PEREIRA, Cledir Rocha; RODRIGUES, Erika Cristina Guimarães; MISSAGIA, Eunice Silva; ALVES, Maria Aparecida de Araújo; SILVA, Neida Candido da; SANTOS, Silvana Maria Aparecida Viana; SOUZA, Solange dos Santos Rodrigues. Inteligência artificial na educação inclusiva: desafios e oportunidades para alunos com necessidades educacionais especiais. In: SANTOS, Silvana Maria Aparecida Viana; FRANQUEIRA, Alberto da Silva; VIANA, Silvanete Cristo. (Org.). Educação em tempo integral e educação em prisões: práticas inovadoras com metodologias ativas, inteligência artificial e tecnologias assistivas. São Paulo: Ed. dos Autores, 2024. p. 199-223. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/17727

PARA CITAR ESTE LIVRO DIGITAL/E-BOOK:
BARROS, Kelly Cristiane Queiroz; DANTAS, Julienne Soares; PEREIRA, Cledir Rocha; JÚNIOR, José Correia de Amorim; SANTOS, Josiane da Silva dos. O ofício do historiador no século XXI: uma reflexão sobre uma nova apologia da história e os desafios educacionais. In: LIMA, Amanda Camerini; OLIVEIRA, Muriel Batista de. (Org.).  Congresso Online de Licenciaturas - LICENCIA-CON, 2., 2021. Anais eletrônicos... Macaé/RJ: Congresse-me, 2021. p. 44-5. E-book (106 p.). ISBN: 978-65-89908-72-2. Disponível em: <https://cdn.congresse.me/kem9obama8etpwirfq9ayiqix3i9>. 

PARA CITAR ESTE LIVRO:
BARROS, Kelly Cristiane Queiroz;  PEREIRA, Cledir Rocha; DANTAS, Julienne Soares. Memórias e heranças de Mãe Menininha de Gantois na Paraíba. In: NETO, José Maria Nogueira; FERNANDES, Saulo Luders. (Org.). Colonialidade, Psicologia e Povos Tradicionais. 1. ed. Curitiba: CRV, 2020. p. 209-225. ISBN: 978-65-251-0352-5. Disponível em: https://www.editoracrv.com.br/produtos/detalhes/36024-colonialidade-psicologia-e-povos-tradicionaisDOI: 10.24824/978652510352.5.

PARA CITAR ESTE LIVRO DIGITAL/E-BOOK:
PEREIRA, Cledir Rocha; COSTA, Angelica; SILVA, Jannabsa; MEDEIROS, Maria Fabrícia de. PROUCA: um computador por aluno, olhares sobre o laptop na sala de aula de uma escola pública no Rio Grande do Sul.  In: SILVA, Henrique Miguel de Lima; CAVALCANTE, Márcio Rijoan Albuquerque; ROCHA, Maria Severia Gomes de Melo da; SIMÕES, Antônia Barros Gibson. (Org.). Estudos interdisciplinares: educação, saúde e interfaces. 1 ed. João Pessoa: Ideia, 2019. p. 106-113. E-book (1246 p.). ISBN 978-85-463-0486-8. Disponível em: https://www.ideiaeditora.com.br/produto/estudos-interdisciplinares-educacao-saude-e-interfaces/

PARA CITAR ESTE LIVRO DIGITAL/E-BOOK:
COSTA, Angelica; PEREIRA, Cledir Rocha; SILVA, Jannabsa; MEDEIROS, Maria Fabrícia de. Políticas públicas de inclusão em escolas da rede municipal de Solânea no brejo paraibano.  In: SILVA, Henrique Miguel de Lima; CAVALCANTE, Márcio Rijoan Albuquerque; ROCHA, Maria Severia Gomes de Melo da; SIMÕES, Antônia Barros Gibson. (Org.). Estudos interdisciplinares: educação, saúde e interfaces. 1 ed. João Pessoa: Ideia, 2019. p. 363-369. E-book (1246 p.). ISBN 978-85-463-0486-8. Disponível em: https://www.ideiaeditora.com.br/produto/estudos-interdisciplinares-educacao-saude-e-interfaces/

PARA CITAR ESTE LIVRO DIGITAL/E-BOOK:
MEDEIROS, Maria Fabrícia de.; COSTA, Angelica; PEREIRA, Cledir Rocha; SILVA, Jannabsa; MEDEIROS. In: Políticas públicas de inclusão em escolas da rede municipal de Solânea no brejo paraibano.  In: SILVA, Henrique Miguel de Lima; CAVALCANTE, Márcio Rijoan Albuquerque; ROCHA, Maria Severia Gomes de Melo da; SIMÕES, Antônia Barros Gibson. (Org.). Estudos interdisciplinares: educação, saúde e interfaces. 1 ed. João Pessoa: Ideia, 2019. p. 370-378. E-book (1246 p.). ISBN 978-85-463-0486-8. Disponível em: https://www.ideiaeditora.com.br/produto/estudos-interdisciplinares-educacao-saude-e-interfaces/

- NOS EMBALOS DA CIRANDA E DO COCO DE RODA: A CONTRIBUIÇÃO SÓCIO-EDUCACIONAL DAS DANÇAS POPULARES AOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL 1 DA ESCOLA ANTÔNIO SANTOS COELHO NETO. 
PARA CITAR ESTE LIVRO DIGITAL/E-BOOK:
ALVES, Leandra; PEREIRA, Cledir Rocha; GONÇALVES, Daniele. In: Nos embalos da ciranda e do coco de roda: a contribuição sócio-educacional das danças populares aos alunos do ensino fundamental 1 da Escola Antônio Santos Coelho.  In: SILVA, Henrique Miguel de Lima; CAVALCANTE, Márcio Rijoan Albuquerque; ROCHA, Maria Severia Gomes de Melo da; SIMÕES, Antônia Barros Gibson. (Org.). Estudos interdisciplinares: educação, saúde e interfaces. 1 ed. João Pessoa: Ideia, 2019. p. 358-362. E-book (1246 p.). ISBN 978-85-463-0486-8. Disponível em: https://www.ideiaeditora.com.br/produto/estudos-interdisciplinares-educacao-saude-e-interfaces/
PARA CITAR ESTE LIVRO DIGITAL/E-BOOK:
SILVA, Jannabsa; COSTA, Angelica; PEREIRA, Cledir Rocha; MEDEIROS, Maria Fabricia de. In: Educação e gênero: mulheres e homens egressas/os do curso de pedagogia da Universidade Federal do Piauí - UFPI: 2010-2012.  In: SILVA, Henrique Miguel de Lima; CAVALCANTE, Márcio Rijoan Albuquerque; ROCHA, Maria Severia Gomes de Melo da; SIMÕES, Antônia Barros Gibson. (Org.). Estudos interdisciplinares: educação, saúde e interfaces. 1 ed. João Pessoa: Ideia, 2019. p. 121-125. E-book (1246 p.). ISBN 978-85-463-0486-8. Disponível em: https://www.ideiaeditora.com.br/produto/estudos-interdisciplinares-educacao-saude-e-interfaces/
PARA CITAR ESTE LIVRO DIGITAL/E-BOOK:
PEREIRA, Cledir Rocha; ALVES, Leandra de Souza; GONÇALVES, Danielle Raimundo dos Anjos. In: Utilizando o espaço dos blogs no quotidiano escolar.  In: SILVA, Henrique Miguel de Lima; CAVALCANTE, Márcio Rijoan Albuquerque; ROCHA, Maria Severia Gomes de Melo da; SIMÕES, Antônia Barros Gibson. (Org.). Estudos interdisciplinares: educação, saúde e interfaces. 1 ed. João Pessoa: Ideia, 2019. p. 132-139. E-book (1246 p.). ISBN 978-85-463-0486-8. Disponível em: https://www.ideiaeditora.com.br/produto/estudos-interdisciplinares-educacao-saude-e-interfaces/

PARA CITAR ESTE LIVRO DIGITAL/E-BOOK:
PEREIRA, Cledir Rocha; COSTA, Angelica Ferreira da; SILVA, Jannabsa Jussara Rodrigues e; MEDEIROS, Maria Fabricia de. In: PROUCA: um computador pro aluno, olhares sobre o laptop na sala de aula de uma escola pública no Rio Grande do Sul.  In: SILVA, Henrique Miguel de Lima; CAVALCANTE, Márcio Rijoan Albuquerque; ROCHA, Maria Severia Gomes de Melo da; SIMÕES, Antônia Barros Gibson. (Org.). Estudos interdisciplinares: educação, saúde e interfaces. 1 ed. João Pessoa: Ideia, 2019. p. 106-113. E-book (1246 p.). ISBN 978-85-463-0486-8. Disponível em: https://www.ideiaeditora.com.br/produto/estudos-interdisciplinares-educacao-saude-e-interfaces/


(D) SITES; BLOGS

- SUCESSO ESCOLAR.
PARA CITAR ESTE SITE:
PEREIRA, Cledir Rocha. Sucesso Escolar. Grupo Escolar, [s.l.], [2004?]. Disponível em: <https://www.grupoescolar.com/pesquisa/sucesso-na-educacao.html>. 

- (RE)PENSANDO A EDUCAÇÃO.
PARA CITAR ESTE SITE:
PEREIRA, Cledir Rocha. (Re)pensando a educação. Grupo Escolar, [s.l.], [2004?]. Disponível em: <https://www.grupoescolar.com/pesquisa/repensando-a-educacao.html>. 

- ESPAÇOS DE BRINCAR INFANTIL.
PARA CITAR ESTE SITE:
PEREIRA, Cledir Rocha. Espaço de brincar infantil. Grupo Escolar, [s.l.], [2004?]. Disponível em: <https://www.grupoescolar.com/pesquisa/espacos-do-brincar-infantil.html>. 

- DISCIPLINA - LIMITES - EDUCAÇÃO.
PARA CITAR ESTE SITE:
PEREIRA, Cledir Rocha. Disciplina - limites - educação. Grupo Escolar, [s.l.], [2004?]. Disponível em: <https://www.grupoescolar.com/pesquisa/disciplina--limites--educacao.html>. 

- EDUCADOR E O EDUCANDO.
PARA CITAR ESTE SITE:
PEREIRA, Cledir Rocha. Educador e o educando. Grupo Escolar, [s.l.], [2004?]. Disponível em: <https://www.grupoescolar.com/pesquisa/o-educador-e-o-educando.html>. 

- FAMÍLIA E ESCOLAR: PARCEIROS ETERNOS.
PARA CITAR ESTE SITE:
PEREIRA, Cledir Rocha. Família e escola: parceiros eternos. Grupo Escolar, [s.l.], [2004?]. Disponível em: <https://www.grupoescolar.com/pesquisa/familia-e-escola-parceiros-eternos.html>.

- ESCOLA: RELAÇÕES E SENTIMENTOS.
PARA CITAR ESTE SITE:
PEREIRA, Cledir Rocha. Escola: relações e sentimentos. Grupo Escolar, [s.l.], [2004?]. Disponível em: <https://www.grupoescolar.com/pesquisa/escola-relacoes-e-sentimentos.html>.

- A IMPORTÂNCIA DA BRINCADEIRA.
PARA CITAR ESTE SITE:
PEREIRA, Cledir Rocha. A importância da brincadeira. Grupo Escolar, [s.l.], [2004?]. Disponível em: <https://www.grupoescolar.com/pesquisa/a-importancia-da-brincadeira.html>.

(E) JORNAIS FÍSICOS

- PEREIRA, Cledir Rocha. Uma escola democrática. Jornal VS, São Leopoldo, p. 4, 9 set. 2003.
 
- PEREIRA, Cledir Rocha. Interculturas. Jornal VS, São Leopoldo, p. 4, 23 ago. 2003.

- PEREIRA, Cledir Rocha. Escola e Conselho Tutelar: parceria inevitável. Jornal VS, São Leopoldo, p. 4, 18 ago. 2003.

- PEREIRA, Cledir Rocha. Escola: espaço multicultural. Jornal VS, São Leopoldo, p. 4, 11 ago. 2003.

- PEREIRA, Cledir Rocha. Multiculturas: abrir os olhos é necessário. Jornal VS, São Leopoldo, p. 4, 29 jun. 2003.

- PEREIRA, Cledir Rocha. Reconversão do olhar. Jornal VS, São Leopoldo, p. 4, 22 jun. 2003.

- PEREIRA, Cledir Rocha. Escola: relações e sentimentos. Jornal VS, São Leopoldo, p. 4, 17 jun. 2003.

- PEREIRA, Cledir Rocha. Conselho Tutelar: dialética necessária. Jornal VS, São Leopoldo, p. 4, 14 jun. 2003.

- PEREIRA, Cledir Rocha. Sucesso na educação. Jornal VS, São Leopoldo, p. 4, 7 jun. 2003.

- PEREIRA, Cledir Rocha. As relações de poder no cotidiano escolar. Jornal VS, São Leopoldo, p. 4, 2 jun. 2003.

- PEREIRA, Cledir Rocha. Escola, família e currículo. Jornal VS, São Leopoldo, n. 7.504, p. 4, 9 maio 2003.

- PEREIRA, Cledir Rocha. A importância da brincadeira. Jornal VS, São Leopoldo, n. 7.497, p. 4, 1 maio 2003.

- PEREIRA, Cledir Rocha. As relações de poder no cotidiano escolar. Zero Hora, Porto Alegre, p. 2, 28 abr. 2003.

- PEREIRA, Cledir Rocha. Parceria Escola X Família. Jornal VS, São Leopoldo, p. 4, 21 abr. 2003.

- PEREIRA, Cledir Rocha. Supervisão escolar: passado e presente. Jornal VS, São Leopoldo, p. 4, 4 abr. 2003.

- PEREIRA, Cledir Rocha. Ação supervisora: uma reflexão necessária. Jornal VS, São Leopoldo, p. 4, 26 mar. 2003.

- PEREIRA, Cledir Rocha. A escola como um espaço cultural. Jornal VS, São Leopoldo, p. 4, 19 mar. 2003.

- PEREIRA, Cledir Rocha. O educador e o educando. Jornal VS, São Leopoldo, p. 4, 15 mar. 2003.


(Atualizado 26abr.2025)


Nenhum comentário:

Postar um comentário