A Universidade Federal de Roraima abriu inscrições para o curso de extensão “Literaturas indígenas: oralidades, línguas e escritas”. As atividades serão desenvolvidas de forma on-line, com carga de 60 horas, divididas em nove encontros de duas horas via Googlemeet e atividades que o aluno realizará na plataforma moodle.
As inscrições devem ser feitas até o dia 24 de agosto de 2020. As atividades começam no dia 25.
Entre os objetivos estão divulgar parte da história e da obra de alguns escritores indígenas e aprofundar aspectos relevantes da literatura indígena, refletir acerca dos conceitos de Memória, Oralidade e Escrita e conhecer quais Línguas Indígenas ainda são faladas e escritas no Brasil.
Durante o curso, os participantes também vão discutir a função dos grafismos indígenas como forma de narrativa e nas Ilustrações dos livros. Além disso, serão estudados aspectos de uma visão elástica de literatura a partir da obra A Queda do Céu de Davi Kopenawa Yanomami e Bruce Albert.
Outros conteúdos do curso serão os processos poéticos de “escrivivência” e autohistória na obra das escritoras indígenas Graça Graúna, Eliane Potiguara, Márcia Kambeba e Auritha Tabajara. Os participantes também vão analisar as obras de Cristino Wapichana, Julie Dorrico e Ely Macuxi para conhecer a literatura produzida a partir de Roraima em língua portuguesa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário